Portal dedicado à Dança Oriental em Portugal

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dança Oriental.PT » Tudo sobre a Dança Oriental » Outros temas » Como é vista a Dança Oriental?

Como é vista a Dança Oriental?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Como é vista a Dança Oriental? em 21/1/2014, 02:21

Cat

Admin
Como é que acham que o público no geral vê a Dança Oriental? Acham que hoje em dia é mais apreciada e respeitada do que há uns anos atrás? 

Parece-me que já existe uma fatia da população que realmente respeita e aprecia a Dança Oriental, como Arte, sem a associar à ideia "gajas-sedutoras-semi-despidas-a-dar-às-ancas"  Muito contente

Por outro lado, sinto que existe alguma desvalorização da Dança Oriental face a outras danças, como se esta fosse uma dança de 5ª categoria, com menos mérito e menos merecedora de respeito silencioso

Diana Rosa

Cat escreveu:Parece-me que já existe uma fatia da população que realmente respeita e aprecia a Dança Oriental, como Arte, sem a associar à ideia "gajas-sedutoras-semi-despidas-a-dar-às-ancas"  Muito contente 

Haha, gostei da descrição! Infelizmente, isso ainda existe; e por vezes quando digo que pratico dança oriental ainda oiço reacções do estilo "Ehh láa, o teu namorado tem cá uma sorte!!". Detesto este tipo de reacções, mas felizmente, estas têm sido uma minoria, e a maior parte das pessoas que conheço respeita e tem até um certo fascínio por esta arte.

Cat escreveu:Por outro lado, sinto que existe alguma desvalorização da Dança Oriental face a outras danças, como se esta fosse uma dança de 5ª categoria, com menos mérito e menos merecedora de respeito  silencioso 

Pois, aqui concordo plenamente. E isso nota-se quando, por exemplo, alguém fica constrangido por nos ter chamado bailarinas, e "corrige" para dançarinas (já assisti a uma situação destas). Não compreendo esta tendência de despromover uma praticante de dança oriental a uma categoria diferente, mas talvez seja apenas uma questão cultural...

Cat

Admin
Diana Rosa escreveu:e por vezes quando digo que pratico dança oriental ainda oiço reacções do estilo "Ehh láa, o teu namorado tem cá uma sorte!!".

É essa e o "Um dia tens de dançar só pra mim..." Fixe
Eu já não tenho pachorra para comentários destes. Dá-me vontade de lhes partir um bastão na cara Diabólico  E o mais triste é quando os comentários depreciativos e os olhares reprovadores partem das próprias mulheres... Mas é como dizes, felizmente não acontece muito hoje em dia.

Diana Rosa escreveu:E isso nota-se quando, por exemplo, alguém fica constrangido por nos ter chamado bailarinas, e "corrige" para dançarinas (já assisti a uma situação destas). Não compreendo esta tendência de despromover uma praticante de dança oriental a uma categoria diferente, mas talvez seja apenas uma questão cultural...

Também já aconteceu. Ou perguntarem se nos devem chamar bailarinas ou dançarinas Suspeito Acho que muitos ainda vêem a dança oriental não como arte, mas como uma dança do rebolation, em que basta dar ao rabo e agitar as moedinhas para se dançar, pelo que despromovem as bailarinas a dançarinas. Encontrei um artigo que fala precisamente disto: http://dospassosdabailarina.wordpress.com/2009/02/05/bailarina-x-dancarina/

Outra situação em que noto uma certa discriminação é no que toca a cachets. Por exemplo, a um par de bailarinos de danças de salão não se importam de pagar, no entanto se pedires o mesmo valor para um grupo de 2 ou 3 bailarinas de dança oriental já torcem o nariz e acham muito...

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: