Portal dedicado à Dança Oriental em Portugal


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dança Oriental.PT » Saúde e Beleza » Dança Oriental durante a durante a Gravidez - sim ou não?

Dança Oriental durante a durante a Gravidez - sim ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Cat

avatar
Admin
Olá a tod@s! Muito contente 

Venho lançar para discussão um tema que considero importante: é seguro praticar dança oriental durante a gravidez?
É sabido que esta dança está associada a rituais de fertilidade e ao parto, sendo benéfica para o pré e pós-parto. No entanto, li que existem certas precauções que devem ser tomadas para a prática segura durante a gravidez, por exemplo:

  • Devem evitar-se shimmies, giros, movimentos brustos/fortes;
  • Durante o primeiro trimestre, é preciso ter cuidados redobrados, pois a probabilidade de ocorrer descolamento da placenta é maior;


Pessoalmente, aconselho as alunas a pedir opinião médica antes de tudo e, não havendo contra-indicações, explico que se quiserem podem continuar a praticar, mas com cuidados extra, ou seja, nada de shimmies, giros, nem movimentos muito bruscos/fortes. 

Qual a vossa opinião? Alguma de vocês já passou pela experiência?

PS: adoro ver uma grávida a dançar... Amo 

FONTES:
O Poder da Dança
Central Dança do Ventre
Natural Pregnacy Midwife
Shira - Can I bellydance while pregnant?


_________________
Dance is like glitter, it not only colours your life, it makes you sparkle, you find it everywhere and in everything and it's nearly impossible to get rid of.

Diana Rosa

avatar
Tenho visto várias profissionais a fazê-lo, tanto cá como lá fora, e não duvido de que o fazem da forma mais correta e consciente. E concordo, é absolutamente lindo e maravilhoso de se ver esta dança que celebra o ventre e a vida dançada no corpo de alguém que gerou uma nova vida dentro de si. Contente

No entanto, tenho dúvidas se será adequado para uma bailarina mais iniciada, por exemplo. Porque as primeiras fazes de aprendizagem envolvem a exploração do certo e do errado até que a técnica seja assimilada corretamente, o ganho de uma consciência corporal que ainda não existe ou não está bem definida, a aprendizagem de toda uma nova postura a que a aluna não está habituada... Creio que não existindo ainda essa consciência e essa experiência poderá haver algum risco de a aluna tomar uma postura e uma tensão erradas, que envolvam mais esforço do que o necessário e que a venham a prejudicar nessa fase tão delicada. Além do facto de as próprias restrições que referiste, associadas à moderação que é necessária durante a gravidez, se tornarem um entrave à aprendizagem dessa bailarina, que terá mais dificuldade em acompanhar o progresso da sua turma. E portanto, eu pessoalmente não recomendaria a uma mulher grávida que iniciasse a sua atividade na dança oriental nessa fase. 

Evidentemente que para uma bailarina experiente esta questão já não se coloca. E tenho visto bailarinas profissionais excelentes a dançar com a sua barriguinha de grávida amorosa, e é simplesmente emocionante. :')

Mas quanto à opinião que deixei, posso estar perfeitamente errada, e seria interessante saber por parte de alguém mais experiente neste assunto o que acha da prática da dança oriental por parte de uma mulher grávida ainda em fase de aprendizagem.
Seja como for, concordo sobretudo que é absolutamente indispensável que a bailarina tenha a opinião e o aconselhamento do seu médico.


_________________
Perfection is not just about control. It's also about letting go.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum